segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Título Original: Olhai os Lirios do Campo
Autor: Erico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 288
Gênero: Romance  
País: Brasil
ISBN: 8535906096
Classificação: ★★★★★

______________

Wow, devo dizer! Eu juro por Deus, quando peguei esse livro nas minhas mãos, tinha todas as desconfianças do mundo, coisa de quem acha que livro antigo é livro chato, de que a leitura vai ser cansativa e você não vai entender nada. Mordi a lingua. Já nas primeiras páginas eu me apaixonei pela história.

Mergulhei de cabeça nos conflitos internos de Eugênio e no mar de emoções que inunda o livro, seja pela Olivia e a sua bondade, sua serenidade e amor incondicional pelo próximo, seja através de Eugênio e seus lampejos de sabedoria, enfim.. Erico Veríssimo criou personagens intensos e acima de tudo - e mais importante, humanos. É o que mais em atraiu, na verdade. A humanidade dos personagens, da história.

 Os momentos que narram a infância  do Eugênio e as lembranças de Olivia e os momentos que passaram juntos, pra mim, são tocantes, porque depois de tudo é que ele finalmente se dá conta das coisas que ele tinha, e que ele trocou tudo por tão pouco. É um livro antigo, de 1938, mas a história e as situações expostas no livro são tão atuais que me espanta saber que muitas pessoas leem e não gostam, acham uma história complexa, dificil. Daria nota mil se fosse possível.

SINOPSE: 
Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, "Olhai os Lírios do Campo" é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida. 

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário